STATIK<\/a> adaptado ao nosso contexto sem perder a sua ess\u00eancia de criar uma vis\u00e3o sist\u00eamica da nossa din\u00e2mica de trabalho direcionado a efic\u00e1cia dos resultados de neg\u00f3cio nossos e dos clientes. <\/p>\n\n\n\nAo darmos maior import\u00e2ncia nos aspectos estrat\u00e9gicos de nossas entregas, desenvolvemos o uso da agilidade para al\u00e9m do operacional, utilizando-a como meio para atingir o valor do neg\u00f3cio. N\u00e3o ficamos mais presos a \u201cdogmas agilistas\u201d, uma situa\u00e7\u00e3o a qual est\u00e1vamos presos ao iniciar nossas mudan\u00e7as. <\/p>\n\n\n\n
Como nossas equipes j\u00e1 estavam acostumados a usar frameworks \u00e1geis e o conceito parecia claro e certo para todos, precisamos come\u00e7ar uma \u201cdesconstru\u00e7\u00e3o de conceitos e paradigmas\u201d <\/em>que nossa compreens\u00e3o de agilidade para equipes impedia perceber, que agilidade precisa estar ligada ao neg\u00f3cio<\/strong> e que como diz Klaus Lepold no seu livro Repensando Agilidade:<\/p>\n\n\n\n\u201cBusiness Agility n\u00e3o tem nada a ver com equipes \u00e1geis\u201d<\/strong><\/p>\n\n\n\nAs reuni\u00f5es com o cliente passaram a ter como pautas a estrat\u00e9gia de resultado que precis\u00e1vamos atingir e como as entregas estavam direcionadas para atingir os nossos objetivos. <\/p>\n\n\n\n
Progressivamente, respeitando a capacidade de adapta\u00e7\u00e3o das pessoas, sa\u00edmos de cerim\u00f4nias \u201cditas \u00e1geis\u201d<\/em>, que em sua maioria estavam esvaziadas de conte\u00fado e sentido para encontros estrat\u00e9gicos mais din\u00e2micos. Come\u00e7amos a atrelar nossa estrutura \u00e1gil de trabalho ao objetivo estrat\u00e9gico, levando em considera\u00e7\u00e3o a cultura e processos de nosso cliente, mudando de constante atritos entre as equipes para uma vis\u00e3o mais assertiva e emp\u00e1tica de ambos os lados, deixando de ficar preocupados em \u201cfazer \u00e1gil\u201d para aplicar agilidade direcionado a gerar valor para neg\u00f3cio de ambas as empresas.<\/p>\n\n\n\nPlanos de evolu\u00e7\u00e3o das equipes <\/strong><\/p>\n\n\n\nEssa forma de trabalho trouxe mais efic\u00e1cia e efici\u00eancia para o dia a dia, diminuindo a rotatividade das equipes, reclama\u00e7\u00f5es do cliente, percep\u00e7\u00e3o de valor agregado, entre outras vantagens. Para apoiar essa estrutura\u00e7\u00e3o das equipes come\u00e7amos a criar planos de desenvolvimento considerando:<\/p>\n\n\n\n
\n- Necessidades de neg\u00f3cio<\/em><\/strong> \u2013 Atrav\u00e9s do entendimento das necessidades dos clientes e da nossa organiza\u00e7\u00e3o identificamos as capacidades humanas que precisam ser desenvolvidas.<\/li>\n\n\n\n
- Desejos de evolu\u00e7\u00e3o dos trabalhadores<\/em><\/strong> \u2013 Compreender como as pessoas pensam suas carreiras, incentivando o protagonismo no direcionamento do seu futuro.<\/li>\n<\/ul>\n\n\n\n
Para viabilizar esses atos de lideran\u00e7a em todos n\u00edveis da organiza\u00e7\u00e3o, as defini\u00e7\u00f5es dos planos de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) come\u00e7aram a ser criados dentro de uma estrutura participativa combinando necessidades organizacionais e as pessoais dos trabalhadores para dessa forma conseguirmos o engajamento de todos para atingir resultado de neg\u00f3cio desejado.<\/p>\n\n\n\n
Utilizamos KMM, STATIK, Gest\u00e3o Participativa e Lideran\u00e7a Evolucion\u00e1ria para citarmos algumas pr\u00e1ticas que adotamos, com o prop\u00f3sito da evolu\u00e7\u00e3o do trabalho em equipe, amadurecimento no entendimento do neg\u00f3cio da nossa organiza\u00e7\u00e3o e do cliente e a ado\u00e7\u00e3o da cultura de melhoria cont\u00ednua. <\/p>\n\n\n\n
Os planos ao serem criados n\u00e3o foram baseados em uma simples lista de cursos, leituras ou outras formas de medi\u00e7\u00e3o determin\u00edsticas de entregas. Adotamos um modelo baseado em atingir os resultados de neg\u00f3cio aliado ao crescimento profissional das pessoas. Uma rela\u00e7\u00e3o de ganho m\u00fatuo, onde os trabalhadores s\u00e3o valorizados e s\u00e3o parte do resultado gerado.<\/p>\n\n\n\n
Essa mudan\u00e7a ajudou a um novo posicionamento de nossas equipes em sua rela\u00e7\u00e3o com os clientes e com nossa organiza\u00e7\u00e3o. N\u00e3o era mais times de outsourcing com foco no operacional, mas pessoas com foco no neg\u00f3cio, adaptando seus conhecimentos t\u00e9cnicos para o neg\u00f3cio do cliente e n\u00e3o o contr\u00e1rio. Atualmente, trabalhamos com pessoas que se tornaram consultores e que s\u00e3o extremamente estrat\u00e9gicos na montagem de propostas de trabalho, sua atua\u00e7\u00e3o junto ao cliente na solu\u00e7\u00e3o de problemas e conflitos, deixando de estar centrada somente em construir produtos para uma de entregar solu\u00e7\u00f5es de neg\u00f3cio.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Nessa terceira parte iremos falar sobre os aspectos humanos envolvidos na constru\u00e7\u00e3o e estrutura\u00e7\u00e3o de equipes alocadas aos clientes. O nosso foco foi atingir melhores resultados de neg\u00f3cio centrado na valoriza\u00e7\u00e3o e evolu\u00e7\u00e3o dos trabalhadores envolvidos.<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1850,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1849"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1849"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1849\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1853,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1849\/revisions\/1853"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1850"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1849"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1849"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1849"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}