{"id":1849,"date":"2023-09-14T14:05:41","date_gmt":"2023-09-14T14:05:41","guid":{"rendered":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/?p=1849"},"modified":"2023-09-14T14:08:00","modified_gmt":"2023-09-14T14:08:00","slug":"desafios-do-outsourcing-part-3-nao-existe-business-agility-sem-pessoas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/desafios-do-outsourcing-part-3-nao-existe-business-agility-sem-pessoas\/","title":{"rendered":"DESAFIOS DO OUTSOURCING (part 3) N\u00e3o existe Business Agility sem pessoas"},"content":{"rendered":"\n

Coaracy Junior e Juliana Dutra<\/a><\/p>\n\n\n\n

Organiza\u00e7\u00f5es s\u00e3o formadas por pessoas e o que rege essas intera\u00e7\u00f5es s\u00e3o rela\u00e7\u00f5es sociais. S\u00e3o din\u00e2micas influenciadas pela singularidade de cada pessoa que sistematicamente comp\u00f5e o espa\u00e7o social onde ocorrem as a\u00e7\u00f5es que criam o valor de neg\u00f3cio para o ecossistema organizacional, representado seguir no modelo de gest\u00e3o evolucion\u00e1rio da ABO Academy<\/a><\/p>\n\n\n

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\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

A natureza dos neg\u00f3cios est\u00e1 em constante evolu\u00e7\u00e3o, e \u00e0 medida que o cen\u00e1rio empresarial se transforma, a necessidade de adapta\u00e7\u00e3o se torna cada vez mais premente para acompanhar essas mudan\u00e7as constantes. Com isso, percebemos que precis\u00e1vamos de um novo modelo de constru\u00e7\u00e3o de nossas equipes. A evolu\u00e7\u00e3o de nossa cultura direcionada para a aloca\u00e7\u00e3o de pessoas em servi\u00e7os operacionais, come\u00e7ou a incorporar uma consci\u00eancia de atua\u00e7\u00e3o mais focada em aumentar os resultados de neg\u00f3cio, desenvolvendo novas habilidades para agregar mais valor do neg\u00f3cio n\u00e3o somente ao cliente, mas a todas as partes interessadas no ecossistema organizacional.<\/p>\n\n\n\n

Muitas organiza\u00e7\u00f5es t\u00eam abordado a gest\u00e3o e desenvolvimento de pessoas de maneira simplista, considerando os funcion\u00e1rios como pe\u00e7as intercambi\u00e1veis em um quebra-cabe\u00e7a, tendo um olhar focado simplesmente na sua fun\u00e7\u00e3o operacional. Ao come\u00e7armos a entender mais sobre os objetivos estrat\u00e9gicos de nossos clientes e definirmos qual o nosso resultado de neg\u00f3cio desejado, come\u00e7amos a estruturar as equipes n\u00e3o s\u00f3 procurando profissionais pelas suas hard skills t\u00e9cnicas<\/em>, mas por sua capacidade de soft skill para neg\u00f3cios<\/em>, uma forma de interagir com o trabalho al\u00e9m de somente realizar as entregas, avaliando os resultados gerados com nossas atividades. <\/p>\n\n\n\n

Para evoluir, as organiza\u00e7\u00f5es precisam reconhecer que seus profissionais s\u00e3o estrat\u00e9gicos, impulsionando o sucesso da organiza\u00e7\u00e3o na forma de pensar e entender as equipes, onde cada pessoa \u00e9 incentivada a ser um agente de mudan\u00e7a e inova\u00e7\u00e3o, n\u00e3o apenas como um executor de tarefas. Para isso percebemos que precis\u00e1vamos desenvolver as equipes e clientes para essa nova rela\u00e7\u00e3o de atividades entregues e resultados gerados.<\/p>\n\n\n\n

Encorajar atos de lideran\u00e7as<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os profissionais devem ser encorajados a se envolverem com os objetivos de neg\u00f3cio de nossos clientes e da nossa organiza\u00e7\u00e3o. \u00c9 um olhar complexo, o qual normalmente equipes terceirizadas n\u00e3o t\u00eam em sua cultura, percebendo e compreendendo como seu trabalho contribui diretamente para o valor do neg\u00f3cio. Isso significa criar uma cultura que promova a compreens\u00e3o e a comunica\u00e7\u00e3o eficaz dos objetivos de ambas organiza\u00e7\u00f5es e que permita que todos se sintam parte integrante da busca por esses objetivos.<\/p>\n\n\n\n

Trabalhamos na evolu\u00e7\u00e3o de nossas pr\u00e1ticas ajustadas ao nosso contexto. Ao come\u00e7armos a entender o que \u00e9 resultado de neg\u00f3cio para os clientes e para n\u00f3s, come\u00e7amos a trabalhar em um modelo de team building<\/em> para al\u00e9m dos aspectos t\u00e9cnicos necess\u00e1rios para as atividades, adicionando o entendimento mais sist\u00eamico do que precisamos atingir de resultado nos clientes com nossas entregas. Uma pr\u00e1tica que nos ajudou muito foi utilizar o conceito de STATIK<\/a> adaptado ao nosso contexto sem perder a sua ess\u00eancia de criar uma vis\u00e3o sist\u00eamica da nossa din\u00e2mica de trabalho direcionado a efic\u00e1cia dos resultados de neg\u00f3cio nossos e dos clientes. <\/p>\n\n\n\n

Ao darmos maior import\u00e2ncia nos aspectos  estrat\u00e9gicos de nossas entregas, desenvolvemos o uso da agilidade para al\u00e9m do operacional, utilizando-a como meio para atingir o valor do neg\u00f3cio. N\u00e3o ficamos mais presos a \u201cdogmas agilistas\u201d, uma situa\u00e7\u00e3o a qual est\u00e1vamos presos ao iniciar nossas mudan\u00e7as. <\/p>\n\n\n\n

Como nossas equipes j\u00e1 estavam acostumados a usar frameworks \u00e1geis e o conceito parecia claro e certo para todos, precisamos come\u00e7ar uma \u201cdesconstru\u00e7\u00e3o de conceitos e paradigmas\u201d <\/em>que nossa compreens\u00e3o de agilidade para equipes impedia perceber, que agilidade precisa estar ligada ao neg\u00f3cio<\/strong> e que como diz Klaus Lepold no seu livro Repensando Agilidade:<\/p>\n\n\n\n

\u201cBusiness Agility n\u00e3o tem nada a ver com equipes \u00e1geis\u201d<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As reuni\u00f5es com o cliente passaram a ter como pautas a estrat\u00e9gia de resultado que precis\u00e1vamos atingir e como as entregas estavam direcionadas para atingir os nossos objetivos. <\/p>\n\n\n\n

Progressivamente, respeitando a capacidade de adapta\u00e7\u00e3o das pessoas, sa\u00edmos de cerim\u00f4nias \u201cditas \u00e1geis\u201d<\/em>, que em sua maioria estavam esvaziadas de conte\u00fado e sentido para encontros estrat\u00e9gicos mais din\u00e2micos. Come\u00e7amos a atrelar nossa estrutura \u00e1gil de trabalho ao objetivo estrat\u00e9gico, levando em considera\u00e7\u00e3o a cultura e processos de nosso cliente, mudando de constante atritos entre as equipes para uma vis\u00e3o mais assertiva e emp\u00e1tica de ambos os lados, deixando de ficar preocupados em \u201cfazer \u00e1gil\u201d para aplicar agilidade direcionado a gerar valor para neg\u00f3cio de ambas as empresas.<\/p>\n\n\n\n

Planos de evolu\u00e7\u00e3o das equipes <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Essa forma de trabalho trouxe mais efic\u00e1cia e efici\u00eancia para o dia a dia, diminuindo a rotatividade das equipes, reclama\u00e7\u00f5es do cliente, percep\u00e7\u00e3o de valor agregado, entre outras vantagens. Para apoiar essa estrutura\u00e7\u00e3o das equipes come\u00e7amos a criar planos de desenvolvimento considerando:<\/p>\n\n\n\n