{"id":1854,"date":"2023-09-27T12:31:33","date_gmt":"2023-09-27T12:31:33","guid":{"rendered":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/?p=1854"},"modified":"2023-09-27T12:31:34","modified_gmt":"2023-09-27T12:31:34","slug":"desafios-do-outsourcing-part-4-business-agility-cria-ecossistemas-cooperativos-entre-areas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.skoposconsultoria.com.br\/desafios-do-outsourcing-part-4-business-agility-cria-ecossistemas-cooperativos-entre-areas\/","title":{"rendered":"DESAFIOS DO OUTSOURCING (part 4) Business Agility cria ecossistemas cooperativos entre \u00e1reas"},"content":{"rendered":"\n
Coaracy Junior e\u00a0Juliana Dutra<\/a><\/p>\n\n\n\n Ao come\u00e7armos a entender melhor os resultados esperados pelos nossos clientes e organizar nossas equipes alocadas de forma diferente (vejam os artigos 2 e 3 dessa s\u00e9rie), gerou a necessidade de pensarmos de outra forma os nossos processos e as intera\u00e7\u00f5es geradas.<\/p>\n\n\n\n Organiza\u00e7\u00f5es s\u00e3o espa\u00e7os sociais vivos em constante mudan\u00e7a procurando adapta\u00e7\u00e3o a novos est\u00edmulos do ecossistema que fazem parte, ent\u00e3o podemos considerar um absurdo pensar que um gato vai aceitar a programa\u00e7\u00e3o de uma m\u00e1quina de lavar para o seu dia a dia? Definir para o gato, um ser vivo totalmente adaptativo ao seu meio, tempos e a\u00e7\u00f5es que seguem uma l\u00f3gica de uma m\u00e1quina n\u00e3o ir\u00e3o gerar os resultados esperados.<\/p>\n\n\n\n Provavelmente isso parece l\u00f3gico para voc\u00ea leitor, mas \u00e9 justamente isso que muitas organiza\u00e7\u00f5es fazem ao estruturar suas opera\u00e7\u00f5es de forma departamental, agindo como se fossem independentes tendo que atender uma defini\u00e7\u00e3o central do que deve ser feito, considerando as outras \u00e1reas como uma vari\u00e1vel secund\u00e1ria ou simplesmente n\u00e3o levando em conta em suas avalia\u00e7\u00f5es de risco e resultados.<\/p>\n\n\n\n Como est\u00e1vamos estudando e evoluindo nosso entendimento sobre Business Agility, chegamos \u00e0 conclus\u00e3o de que precis\u00e1vamos melhorar a maneira que trabalh\u00e1vamos em conjunto. Todos estavam trabalhando no sentindo de realizar o melhor, mas como a met\u00e1fora do gato e a m\u00e1quina de lavar, precisamos alinhar o como fazer<\/em> com o que somos.<\/em><\/p>\n\n\n\n Mas por onde come\u00e7ar? Ser\u00e1 que n\u00e3o vai gerar resist\u00eancia? Como as outras \u00e1reas ir\u00e3o entender a nossa iniciativa? Temos abertura para propor essas mudan\u00e7as?<\/p>\n\n\n\n Foram v\u00e1rias quest\u00f5es que surgiram de muitas conversas de como evoluir essa integra\u00e7\u00e3o. O desafio era achar o que seria o motivador comum de diferentes grupos. Ent\u00e3o come\u00e7amos a usar algumas ideias de Value Stream<\/a>. Nosso objetivo era criar maior sinergia entre as \u00e1reas, com isso n\u00e3o est\u00e1vamos preocupados em criar processos ou f\u00f3rmulas mais apuradas para mapear e melhorar a efici\u00eancia do fluxo de valor naquele momento. Optamos por uma abordagem mais sutil sobre m\u00e9todos ou frameworks que est\u00e1vamos utilizando para n\u00e3o gerar uma previa concep\u00e7\u00e3o do que deveria ser feito, nossa abordagem era de \u201cmostrar primeiro o milagre para depois aclamar o santo\u201d.<\/em><\/p>\n\n\n\n Come\u00e7amos adotando uma abordagem de envolvimento gradual de pessoas de diferentes \u00e1reas. Conhecendo nossa estrutura e cultura sab\u00edamos que tentar algo envolvendo um grande grupo de forma simult\u00e2nea naquele momento poderia gerar debates justos sobre a situa\u00e7\u00e3o, mas que seriam contra produtivos para a evolu\u00e7\u00e3o das intera\u00e7\u00f5es desejadas.<\/p>\n\n\n\n A primeiro trabalho conjunto que realizamos foi com o Comercial. Iniciamos com eles pois percebemos uma abertura em realizar esse alinhamento sobre como entend\u00edamos o fluxo de valor e os resultados esperados. Usamos para essas avalia\u00e7\u00f5es, acordos e pr\u00e1ticas que baseamos em:<\/p>\n\n\n\n Foram v\u00e1rios encontros, pr\u00e1ticas novas que adotamos, resultados positivos alcan\u00e7ados, algumas frustra\u00e7\u00f5es, mas sempre utilizando a ideia de melhoria cont\u00ednua do grupo, focado n\u00e3o em quem falhou, mas na falha sist\u00eamica que estava acontecendo.<\/p>\n\n\n\n Com essa evolu\u00e7\u00e3o come\u00e7amos a expandir esse amadurecimento sobre as intera\u00e7\u00f5es entre diferentes \u00e1reas. Usamos para isso o entendimento que possu\u00edamos at\u00e9 o momento sobre o fluxo de valor para expandir com o envolvimento de outras \u00e1reas, como por exemplo o DHO. Trouxemos eles para participar entendendo como funcionava os seus processos, e como dever\u00edamos participar deles como gestores das equipes de outsourcing e eles como parte do processo de entendimento de resultados que neg\u00f3cio esperados. Essa primeiro ajuste trouxe para a discuss\u00e3o a necessidade de participa\u00e7\u00e3o de diferentes especialistas t\u00e9cnicos como Arquitetos, Q.As, P.Os e Designer para a sele\u00e7\u00e3o dos candidatos as vagas. Essa expans\u00e3o do entendimento nos ajudou a entender da import\u00e2ncia da participa\u00e7\u00e3o do DHO em diferentes fases preliminares do fluxo de valor e mudan\u00e7as de intensidade e responsabilidades do decorrer do andamento dos trabalhos. O resultado percebido foram contrata\u00e7\u00f5es e planos de PDI mais assertivos alinhando as expectativas dos clientes, profissionais e da nossa organiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Esse amadurecimento ajudou a revelar motivadores que aproximaram as equipes de refer\u00eancia t\u00e9cnica do processo das etapas comerciais de proposta, da organiza\u00e7\u00e3o das equipes, apoio na defini\u00e7\u00e3o e gest\u00e3o de planos de PDI, contato com clientes para a\u00e7\u00f5es de concep\u00e7\u00e3o de neg\u00f3cio e novos produtos entre outras a\u00e7\u00f5es que come\u00e7aram a ocorrer de forma sist\u00eamica com uma apura\u00e7\u00e3o de nossa comunica\u00e7\u00e3o. Arquitetos, Designer, Agilistas e DEV Senior assumiram papeis de maior protagonismo e maturidade para entendimento do neg\u00f3cio do cliente e orientar as equipes e o pr\u00f3prio cliente em dire\u00e7\u00e3o da maior efetividade dos resultados com a melhor efici\u00eancia e efic\u00e1cia nos processos e ferramentas utilizados.<\/p>\n\n\n\n Essas a\u00e7\u00f5es cada vez mais conjuntas come\u00e7aram a gerar:<\/p>\n\n\n\n Os itens anteriores s\u00e3o uma ilustra\u00e7\u00e3o de melhorias nos resultados e como \u00e9 fundamental para se ter Business Agility o entendimento das intera\u00e7\u00f5es entre as \u00e1reas e como elas afetam as din\u00e2micas do sistema de trabalho sobre direcionados a uma vis\u00e3o de valor do neg\u00f3cio para o ecossistema organizacional.<\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 um processo em andamento, algo vivo que continua a ocorrer e tomar novas formas. O aprendizado \u00e9 constante, exigindo estarmos sempre abertos a nos questionarmos e ser criticados. Houve falhas, implementa\u00e7\u00f5es err\u00f4neas e retrocessos em avan\u00e7os alcan\u00e7ados, pois faz parte do aprendizado e evolu\u00e7\u00e3o de intera\u00e7\u00f5es sociais dentro e fora das organiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Queremos destacar alguns desses aprendizados extra\u00eddos do que n\u00e3o deu certo:<\/p>\n\n\n\n Em 2023, momento que estamos escrevendo esses artigos, as dificuldades que as mudan\u00e7as de mercado est\u00e3o trazendo com a diminui\u00e7\u00e3o do investimento de muitas empresas em inova\u00e7\u00e3o e equipes alocadas para redu\u00e7\u00e3o de despesas comprovam a nossa percep\u00e7\u00e3o e de outras pessoas que conversamos e trocamos ideias durante esses \u00faltimos 3 anos que ser adaptativo como organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 um diferencial para a sobreviv\u00eancia ou n\u00e3o de uma organiza\u00e7\u00e3o. Para o segmento de outsourcing acrescentamos mais um complicador que \u00e9 entender e estar alinhado as din\u00e2micas de nossos clientes, fator esse gera um grande stress em todas as pessoas envolvidas.<\/p>\n\n\n\n Utilizar os conceitos de Business Agility como um direcionador, onde os resultados de neg\u00f3cio s\u00e3o balizadores de decis\u00f5es, estruturas e avalia\u00e7\u00e3o de desempenho tem ajudado muito em jornada evolutiva. Os 4 artigos s\u00e3o uma parte do conhecimento, pr\u00e1ticas, insights e falhas que ocorreram at\u00e9 esse momento rumo a implementa\u00e7\u00e3o de agilidade de neg\u00f3cio em nossa empresa para superar os desafios.<\/p>\n\n\n\n No in\u00edcio de 2023 fomos convidados a participar da evolu\u00e7\u00e3o do Modelo de Gest\u00e3o Evolucion\u00e1ria<\/a> que est\u00e1 sendo desenvolvido pela ABO Academy<\/a>. Convidamos a todos a acessar o material e compreender de forma mais estruturada como olhar sua organiza\u00e7\u00e3o da perspectiva de Business Agility. Muito dos nossos aprendizados est\u00e3o ajudando na constru\u00e7\u00e3o do modelo e ao mesmo tempo influenciando o como evoluir os resultados de nossa pr\u00f3pria jornada.<\/p>\n\n\n\n\n
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